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Economia

Pedágios da Castello Branco e Raposo Tavares terão redução nas tarifas a partir do dia 30

O Governo de São Paulo anunciou uma redução de 19,8% a 35,5% nas tarifas de pedágio em trechos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, que integram os lotes Rota Sorocabana e Nova Raposo, recentemente concedidos à iniciativa privada. A mudança entra em vigor no dia 30 de março, quando a Ecovias assume a operação das vias.

A redução faz parte de um novo modelo de cobrança por trecho percorrido. Com o fim da tarifa quilométrica por sistema – utilizada anteriormente pela concessionária ViaOeste –, o número de pedágios ao longo das rodovias vai aumentar, mas com valores mais baixos por ponto de cobrança. Segundo o governo estadual, a soma desses valores será menor que a atual, resultando em economia para os motoristas.

A decisão foi aprovada pela diretoria da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) e será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira (24).

Exemplos de redução nas tarifas:

  • Osasco (km 18,920 da SP-280)

    • Automáticas: de R$ 5,90 para R$ 3,80 (-35,5%)

    • Manuais: de R$ 5,90 para R$ 4,00 (-32,2%)

  • Barueri (km 20,545 da SP-280)

    • Automáticas: de R$ 5,90 para R$ 3,80 (-35,5%)

    • Manuais: de R$ 5,90 para R$ 4,00 (-32,2%)

  • Itapevi (km 33,420 da SP-280)

    • Automáticas: de R$ 11,80 para R$ 8,93 (-24,3%)

    • Manuais: de R$ 11,80 para R$ 9,40 (-20,3%)

Por que a tarifa vai cair?

A redução acontece por diversos fatores:

  • Mudança no modelo de cobrança, com o fim da tarifa por sistema e adoção do modelo por trecho (free flow);

  • Desvalorização dos ativos ao longo do tempo, que influencia na revisão das tarifas;

  • Descontos contratuais, como:

    • 5% para usuários das cabines automáticas;

    • Até 20% para quem aderir ao Desconto para Usuário Frequente (DUF).

A nova política tarifária foi definida com base em estudos técnicos de viabilidade e visa garantir uma cobrança mais justa e proporcional à distância percorrida.

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