Economia
Pedágios da Castello Branco e Raposo Tavares terão redução nas tarifas a partir do dia 30

O Governo de São Paulo anunciou uma redução de 19,8% a 35,5% nas tarifas de pedágio em trechos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, que integram os lotes Rota Sorocabana e Nova Raposo, recentemente concedidos à iniciativa privada. A mudança entra em vigor no dia 30 de março, quando a Ecovias assume a operação das vias.
A redução faz parte de um novo modelo de cobrança por trecho percorrido. Com o fim da tarifa quilométrica por sistema – utilizada anteriormente pela concessionária ViaOeste –, o número de pedágios ao longo das rodovias vai aumentar, mas com valores mais baixos por ponto de cobrança. Segundo o governo estadual, a soma desses valores será menor que a atual, resultando em economia para os motoristas.
A decisão foi aprovada pela diretoria da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) e será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira (24).
Exemplos de redução nas tarifas:
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Osasco (km 18,920 da SP-280)
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Automáticas: de R$ 5,90 para R$ 3,80 (-35,5%)
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Manuais: de R$ 5,90 para R$ 4,00 (-32,2%)
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Barueri (km 20,545 da SP-280)
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Automáticas: de R$ 5,90 para R$ 3,80 (-35,5%)
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Manuais: de R$ 5,90 para R$ 4,00 (-32,2%)
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Itapevi (km 33,420 da SP-280)
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Automáticas: de R$ 11,80 para R$ 8,93 (-24,3%)
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Manuais: de R$ 11,80 para R$ 9,40 (-20,3%)
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Por que a tarifa vai cair?
A redução acontece por diversos fatores:
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Mudança no modelo de cobrança, com o fim da tarifa por sistema e adoção do modelo por trecho (free flow);
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Desvalorização dos ativos ao longo do tempo, que influencia na revisão das tarifas;
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Descontos contratuais, como:
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5% para usuários das cabines automáticas;
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Até 20% para quem aderir ao Desconto para Usuário Frequente (DUF).
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A nova política tarifária foi definida com base em estudos técnicos de viabilidade e visa garantir uma cobrança mais justa e proporcional à distância percorrida.
