Barueri
Sabesp reduz pressão de água na Grande São Paulo a partir desta quarta (27)

A partir desta quarta-feira (27), a Sabesp vai reduzir a pressão da água nas torneiras de moradores da Grande São Paulo, incluindo cidades da região oeste como Barueri, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Osasco.
A medida, determinada pela Arsesp, será adotada à noite e na madrugada, por até 8 horas, e tem como objetivo evitar desabastecimento diante do nível abaixo do ideal nos reservatórios. Segundo a companhia, o abastecimento será normalizado no início da manhã. A expectativa é economizar até 4 mil litros de água por segundo, reduzindo perdas com vazamentos em tubulações subterrâneas.
A Sabesp lembra que imóveis com caixa d’água não devem sofrer impacto, mas reforça a necessidade de consumo consciente. A população é orientada a adotar hábitos de economia, como reduzir o tempo de banho, evitar lavar calçadas e reutilizar a água sempre que possível.
A ação faz parte de um plano preventivo semelhante ao adotado na crise hídrica de 2014/2015 e deve permanecer enquanto os mananciais apresentarem níveis abaixo da média devido às chuvas insuficientes.
